Rede de Viajantes e anfitriões que têm a paz como preceito básico

O Servas trabalha para estimular o entendimento e o respeito entre os indivíduos e entre os povos, e promover a paz mundial.

Explore nosso site!

Programas

Clique aqui e acesse todos os programas disponíveis.

Países

Veja aqui todos os países em que o Servas está presente.

F.A.Q

Acesse nossa FAQ para ver as perguntas mais comuns.

Duvidas

Entre em contato conosco para mais informações.

Viajantes

• Você gosta de viajar e promover a paz?
  • Você gosta de visitar países estrangeiros e participar do dia a dia das pessoas?
  • Você tenta superar seus preconceitos para se comunicar com outras pessoas e culturas?
  • Você acredita que a paz é possível se todos verdadeiramente a quiserem?
  • Se sua resposta é “SIM”, então servas é pra você!

Anfitriões

Hospedar pessoas de outros países é uma maneira de viajar sem sair de casa. Se o seu objetivo é fazer amigos de diversas origens e culturas, aprender uma nova língua e contribuir para a paz no mundo, então o Servas é pra você.

Depoimentos

Relato do meu encontro com amigos Servas na Europa

No período de 10 de setembro a 2 de outubro de 2023 viajei pela Itália, incialmente fazendo um cruzeiro com um grupo de amigas e amigos. Na primeira parada do cruzeiro, em Barcelona, encontrei com as amigas Isabel Cano e Laura Portell (servas Espanha), que conheci quando visitaram o Recife. Foi um encontro rápido, almoçamos juntas e passeamos um pouco pelo bairro gótico de Barcelona. Em Marseille, tive o apoio de amigo Alessio Loreti (servas França), que já hospedei em fevereiro/2020. Passamos um dia muito agradável passeando por Marseille e almoçando num restaurante típico árabe. Após o cruzeiro, segui para Siena, onde conheci o amigo Massimo Solazzini (servas Itália) que, muito gentil, nos levou a um lanche, nos ajudando a entender o cardápio e sugerindo boas opções gastronômicas. Foi um momento especial, quando tivemos a oportunidade de conversar sobre nossas experiências como viajantes e anfitriões servas, nossa cultura e assuntos diversos do nordeste do Brasil, bem como algumas peculiaridades do povo de Siena. De Siena seguimos para Florença, onde encontrei o amigo Filippo Berti, que se dispôs a passar todo um dia conosco, passeando por lugares mais afastados do centro de Florença, como a Vila Fiesole, de origem etrusca, mais antiga que Florença. Foi um dia muito agradável, onde pude conhecer lugares que dificilmente conheceria sem o apoio de alguém da cidade. Finalmente, no último final de semana, segui (desta vez sozinha) para a cidade de Varese, onde fiquei hospedada com o amigo servas Franco Perrini. Franco já se hospedou comigo algumas vezes e nossa amizade data de 2017. Agora tive a oportunidade de conhecer sua família e vivenciei momentos muito acolhedores. Foram 02 dias intensos de passeios pelo lago Maggiore e por montanhas, que envolvem a pequena cidade de Varese e arredores. Vivi momentos muito especiais revendo os amigos servas e conhecendo novos membros. Estar com eles foi o toque especial desta viagem. Com eles não me senti uma turista, e sim parte de cada lugar visitado. Por alguns momentos me senti “em casa”.

Sissi Santana

Experiência Servas Latin America Youth Eco-Camp 2023 no Brasil

O encontro de Jovens Servas no Brasil foi uma das experiências mais incríveis que pude experimentar ao longo da minha curta vida. Conheci muitos jovens interessados em sair da monotonia e conhecer outros seres humanos, guiados pela curiosidade. Trocamos: palavras, conhecimentos, abraços, experiências, risos e, acima de tudo, encontramos uma grande família. O objetivo deste encontro latino-americano foi estabelecer relações entre jovens Servas do mesmo continente com o fim de promover a paz. Havia jovens Servas da Argentina, Brasil, Chile, Peru. Um dos EUA e outro da França. Embora nem todos falassem espanhol, isso não foi uma barreira para estabelecer grandes relações e amizades. No acampamento Paiol Grande, um dos lugares mais bonitos que já visitei na minha vida, estivemos rodeados de uma natureza linda e de pessoas com grandes corações. Realizamos várias atividades nas quais pudemos nos conhecer melhor e gerar uma conexão ainda mais verdadeira. Embora não houvesse muita tecnologia e passássemos o dia todo fazendo atividades, até mesmo uma simples conversa, se transformava em algo muito especial. O acampamento promoveu a paz através da conexão humana e permitiu a muitos jovens membros de Servas experimentar o que é conhecer outras culturas e saber que, no final, todos fazemos parte da Juventude Servas - promovendo o amor e o respeito pelos humanos. Todos queremos experimentar a paz, o amor e o respeito pelo nosso meio ambiente e pelos outros. Os frutos do Servas nos ajudam a ser melhores pessoas a cada dia. Nos ajudam a entender que os conflitos atuais no mundo se devem enormemente à falta de conexão e empatia pelo outro. Neste mundo, continuemos difundindo uma consciência mais positiva. Este encontro de jovens em São Paulo, que agradeço à organização de Servas Brasil por torná-lo possível, criou laços de amizade que se enraizarão cada vez mais forte e alcançarão o objetivo de nos unirmos à paz.

Diego Oblitas Novoa (Servas Peru)

Experiência no Chile viajando como Servas

“Gostaríamos de vivenciar e conhecer melhor a vida chilena. E como fazemos parte da organização (Servas Brasil) tivemos a oportunidade de viver momentos únicos em Curacaví, uma encantadora cidade chilena. Onde fomos recebidos com imensa hospitalidade por um casal local, Christine e Javier, que nos acolheram em sua casa de campo. Durante a nossa estadia tivemos a chance de mergulhar dentro da cultura e participar de atividades que nos conectava profundamente com a natureza e com a vida local. Uma das experiências que vivenciamos foi ajudar na colheita de frutas. Nós também pudemos cozinhar juntos, compartilhando receitas tradicionais e sabores autênticos da culinária chilena. A comida era simplesmente deliciosa e feita com muito carinho. Durante a nossa conversa à mesa, Christine e Javier, compartilharam conosco histórias fascinantes sobre a região e sua família. Ficamos encantadas com a história de uma caverna que tem mais de 100 anos de história. Antigamente era usada para a extração do ouro, mas agora serve como local para conservar os vinhos, pois mantém uma temperatura constante, ideal para a conservação da bebida. Essa experiência no Chile nos ensinou muito sobre a importância da conexão com a natureza, da valorização das tradições e da hospitalidade do povo chileno. Guardaremos para sempre a lembrança com Christine e Javier.”

Iago Loio e Samira Kothe

Projeto de Pesquisa pelo Brasil

"Oi gente do Brasil! Mando essa mensagem para contar que passei dois meses aqui no seu país maravilhoso e amei 😍 🏕️ Fiquei em 8 casas Servas e sempre fui recibida com muito amor e generosidade e tive as melhores conversas. Cada casa foi um universo diferente e descobri muitas facetas do Brasil. Muita obrigada per me receberem e parabéns por essa rede de pessoas tão engajadas no projeto. 💟 Também visitei 8 projetos sociais a favor da autonomia de jovens e mulheres que era meu objetivo inicial. Também foi uma experiência muito bonita descobrir o Brasil através de iniciativas organizadas com e pelas comunidades. Percebi muita criatividade, esperança e resiliência. Uma inspiração para o meu trabalho e para criar mais conexões. Obrigada Lucilene, Elaine, Deo, Eunice, Jacques & Rosario, Alvany, Luisa, Matheus e sua família, Samira, Iago e sua família, Everton, Lucílea... 💝 Abraços para todos os brasileiros de Servas e vou estar na França lhes esperando." 😊🌺

Claire Taillardat

Últimas Notícias

SYLE Argentina

Uma experiência maravilhosa com os hermanos em 2024 Heyyy Servas. Sou Kleber Nunes, membro do Servas São Paulo e vou compartilhar um pouquinho com vocês

Comemoração do Dia Mundial da Paz

Atividades realizadas nas cidades de Petrolina-PE e Joinville-SC No Brasil, os servianos comemoraram o dia 21 de Setembro de 2023, dia mundial da paz, através

Alguma coisa aqui.
Leia mais

Obrigado por seu interesse em integrar o Servas Brasil

Para contatar o Servas Brasil por favor complete o formulário abaixo e envie sua mensagem. Ou envie um e-mail para brasil@servas.org.

Relato do meu encontro com amigos Servas na Europa.